:: Portal do Ilustrador ::

Dicas, curiosidades, eventos e ponto de encontro dos ilustradores...

A diferença entre Ilustração e Desenho

Muitas vezes as pessoas perguntam qual é a diferença entre “ilustração” e “desenho”. Até profissionais na área se enrolam ao levantarem esta questão. Tento aqui, desvendar algumas curiosidades e segredos destas duas características que nos confundem bastante.

 

ilustração geralmente é uma imagem figurativa podendo ser abstrata ou não, porém ela acompanha um caráter explicativo, com o objetivo de acrescentar informações, sintetizar, decorar ou representar visualmente um texto.

 

Em livros infantis, na maioria das vezes, a ilustração assume o papel mais importante, fazendo com que em uma só imagem o texto seja entendido, esse caso, em cada página. Claro que não diminuo nem excluo a grande importância do texto e do roteiro passado para o ilustrador, mas isto já é outro assunto.

 

A ilustração funciona como um material ligado a um objeto, no caso o texto. A ilustração é em sua maioria uma atividade profissional, pode ser encomendada por um cliente, seja ele quem for, gerando recursos financeiros ou não. Este é um trabalho conceitual que visa ilustrar qualquer assunto em qualquer método ou técnica.

Capa-Sapinho-Lelesite.jpg DSC02871.JPG

SJDR_Limpa02.jpgSJDR_Limpa03.jpg

 

desenho é uma ilustração descompromissada, é um suporte artístico para qualquer assunto ou ideia. O trabalho feito da mesma forma que a ilustração, porém, sem nenhum objetivo ou texto é apenas um desenho, sendo bonito ou feio, com detalhes ou sem, com acabamento ou não. As formas que surgem do ponto linha ou plano divagam no suporte escolhido para o trabalho.

 

O trabalho do desenhista, na maioria das vezes, é bidimensional e também uma imitação da realidade podendo ser modificado e transformado com suas próprias características e técnicas usadas. O desenho também pode ser um esboço para uma ilustração. Pode ser a marcação da ideia para um conceito, assim deixando de ser desenho e passando a ser ilustração depois de concluído.

2011--rastas.jpgcomputador.JPG

 

hippie.jpgbarquinho.JPG

 

O termo desenho pode ser confundido, pois há muitas modalidades como desenho gráfico, arquitetônico, mecânico, artístico, projetivo, geométrico, modelo vivo entre outros. Por isso é complexo definirmos qual é o modelo certo para a palavra.

 

Neste caso, diferenciando o desenho da ilustração, creio que podemos ter como explicação o conceito e seu objetivo. A ilustração é um desenho com o objetivo de “ilustrar” algo.

Exibições: 6685

Tags: Desenho, dicas, ilustração

Comentar

Você precisa ser um membro de :: Portal do Ilustrador :: para adicionar comentários!

Entrar em :: Portal do Ilustrador ::

Comentário de BEGÊ em 22 março 2011 às 9:46

Muito completo seu artigo.

Está no ar ok? qualquer coisa é só falar

www.portaldoilustrador.blogspot.com

 

Comentário de BEGÊ em 21 março 2011 às 16:37

Beleza d+ pode deixar.

 

Abraço e obrigado

Comentário de Robert Rajabally em 21 março 2011 às 13:50

Ah, se for postar o texto, peço que o crédito seja colocado referenciando o site do meu estúdio com esse link: Robert Rajabally - iDStudio de Arte (www.idstudio.art.br) e não onde o texto está no momento.

Grato!

Comentário de Robert Rajabally em 21 março 2011 às 13:43

Ok,

Fiz algumas atualizações necessárias no texto porque foi escrito há anos atrás. Basta referenciarem portanto a versão mais nova no ar a partir de agora.

Abraços,

Comentário de BEGÊ em 21 março 2011 às 11:19

Vou colocar aqui www.portaldoilustrador.blogspot.com

Pode deixar que vou olhar a proposta.

Abração

Comentário de Robert Rajabally em 21 março 2011 às 10:53

Olá,

Muito grato pelo interesse. Em princípio sim, eu mesmo não coloquei porque achei muito extenso para postar aqui e não quis atrapalhar o fluir de suas páginas. Se quiser posso preparar um resumo com link para consultar a materia inteira no meu site se a pessoa quiser ver mais assim poupa espaço. Mandei também um e-mail pra vcs recentemente propondo diferentes tipos de parcerias pois tenho um site para artistas de natureza que pode interessar a seus associados (vide tópico postado no seu grupo de Ilustradores Científicos) e estou aguardando sua resposta, quando tiver tempo.

Abraços!

Comentário de BEGÊ em 21 março 2011 às 9:55

Nossa que maravilha!!!!!!!!!!!!!
Vou ler agora mesmo. Podemos publicar no blog do Portal????? 

Abração

Comentário de Robert Rajabally em 20 março 2011 às 21:58

Olá Begê,

A propósito disso, escrevi uma matéria há algum tempo que pode lhes ser útil referenciar para benefício dos leitores e membros do Portal: : http://www.historiaearte.net/ribeirao/index.php?option=com_content&...

Sou ilustrador naturalista/editorial com +30 anos de "janela" e meu estúdio e sites desenvolvem textos bilingues e arte para inspirar e aprofundar nossa visão coletiva da nossa profissão e seu uso no mundo de hoje: www.idstudio.art.br

Espero ter ajudado nesse tópico!

Abraços,

© 2014   Criado por BEGÊ.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço