:: Portal do Ilustrador ::

Dicas, curiosidades, eventos e ponto de encontro dos ilustradores...

Informação

Sketchcrawl Brasil

Monte aqui seus grupos regionais para os eventos de sketchcrawl durante o ano ao redor do Brasil.

Membros: 30
Última atividade: 2 Jul, 2013

Três ou quatro anos atrás, um amigo meu tinha uma despedida de solteiro divertido que consiste em visitar dez bares e pubs ao longo da linha de eléctrico N-Juda Muni: um "Pubcrawl". E rastejantes que fizemos, na verdade nós não torná-lo após o pub sétimo. Bastante a noite, mas é aí que eu tive a idéia para o SketchCrawl nome quando, alguns meses depois eu decidi fazer um dia inteiro de desenho intensa ao redor da cidade. 


A idéia básica: para gravar tudo sem parar em torno de mim que eu poderia com meu lápis e aguarelas. Um jornal elaborado cheio de detalhes que vão desde o todo o café que eu bebia para os ônibus diferentes que tirei.Depois de um dia inteiro de desenho e caminhar ao redor da cidade, o nome pareceu bastante apropriado: "SketchCrawl" - uma maratona de desenho. O rastreamento foi mais cansativo do que eu imaginava, mas também mais divertido e emocionante do que eu pensava. Dando-se esse tipo de mandato para um dia inteiro muda a maneira como você olha ao seu redor. Isso faz você parar e ver as coisas apenas um pouco mais, um pouco mais profundo ... escusado será dizer que eu adorei. 


Logo descobriu que era muito mais interessante fazer a maratona com um grupo de artistas em vez de todos por mim! E assim SketchCrawl virou comum. Depois de um dia inteiro de desenho ele provou ser incrivelmente interessante e inspirador para compartilhar e comparar os desenhos de outras pessoas e pensamentos. Tomadas diferentes em nosso entorno, detalhes diferentes, sensibilidades diferentes. 


O passo seguinte foi fazer o SketchCrawl um evento World Wide: ter pessoas de diferentes cantos do mundo se juntar em um dia de desenhar e journaling e depois, graças à Internet, tendo todos compartilhar os resultados em um fórum online. 
Então aqui está, temos um site agora, alguns rastreamentos atrás de mim, alguns por mim algumas com amigos e artistas de todo o mundo ... e espero que muita SketchCrawls à nossa frente.


- Enrico Casarosa, Fevereiro de 2006

http://www.sketchcrawl.com/

Fórum de discussão

Sketchcrawl Belo Horizonte

Iniciado por BEGÊ. Última resposta de Jairo 13 Out, 2011. 10 Respostas

Fala moçada, Vamos discutir aqui sobre todos os eventos de Sketchcrawl em BH. Vamos fazer grupos e locais de concentração para que todos se conheçam e que percorram o mesmo circuito. Um grande…Continuar

SketchCrawl - SP

Iniciado por Aline de Paula. Última resposta de Portal do ilustrador 25 Jul, 2011. 4 Respostas

Pessoal de São Paulo, vamos nos organizar!!! :D(Pessoal de cidades vizinhas também!!) Deixemos aqui sugestões de horário e/ou localização. Vamos nos unir e formar um grupo, que tal?! Continuar

onde

Iniciado por Digor 22 Jul, 2011. 0 Respostas

onde vai ser o sketch aqui em sampa

Reunião

Iniciado por Paulo Baraky Werner. Última resposta de Paulo Costa 13 Jul, 2011. 3 Respostas

Olá Podemos marcar pra trocar idéias... Paulo WernerContinuar

sketchcrawl.com

Carregando... Carregando feed

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Sketchcrawl Brasil para adicionar comentários!

Comentário de Catarina MD em 17 novembro 2011 às 14:24

Adoro a idéia de caminhar por algum lugar, alias, por lugares, e desenhar...Rabiscar, rascunhar, sua visão daquele angulo, daquele jeito que só vc está vendo ou sentindo, pq com nossos desenhos, a nossa visão passa pelo nosso filtro...Entao não apenas se desenha, mas tb transpassa a atmosfera de onde está...Acho uma das melhores formas inclusive de se prestar mais atenção nos nossos caminhos, e dar valor a detalhes que muitas vezes passamos batido...Desde criança fazia isso, sem saber que em alguns lugares do mundo, as pessoas já faziam isso...é muito legal! Pena que não sei bem onde estão todos os desenhos...Mas estou querendo fazer mais disso em breve. 

Bom, para quem quiser ver/saber um pouquinho mais sobre meus traços, vou deixar aqui meu portfólio e meu Flickr...Beijo a todos.

 

 http://catarinamd.carbonmade.com/

http://www.flickr.com/photos/c-md/

Comentário de Studio Made in PB em 27 julho 2011 às 20:07

Bem pessoal estou postando aqui alguns videos produzidos sobre o Sketchcrawl PB, organizado por Izaac Brito (membro do Studio Made in PB), o evento foi realizado no Centro Histórico de João Pessoa.

Na Igreja de São Francisco, um dos principais pontos turísticos de João Pessoa.

 

http://www.youtube.com/watch?v=PYTN7tCwcFE

 

http://youtu.be/RwlxCJObM3I

Comentário de Portal do ilustrador em 14 julho 2011 às 16:27

Vila Madalena na ponta do lápis

120 pessoas se reuniram para retratar o bairro no Sketchcrawl;
evento aconteceu em 95 lugares do mundo

por Renato Machado


Sem se preocupar com mais nada ao redor, uma jovem de ascendência japonesa visualizava o grafite em um muro do outro lado da rua e depois baixava os olhos para continuar os rabiscos em seu caderno. Em poucos minutos a página branca se transformava na paisagem de uma esquina do Beco do Batman, na Vila Madalena. A poucos metros dali, o rosto da garota também começava a aparecer no caderno de um outro homem, que, assim como ela e outras 120 pessoas, decidiram passar a tarde de sábado desenhando o bairro e o que mais quisessem na primeira edição brasileira do Sketchcrawl.

A ideia do evento surgiu em 2004, em uma despedida de solteiro em São Francisco, na Califórnia. Os amigos elaboraram um roteiro de dez pubs para visitar e beber com o noivo, mas só chegaram até o sétimo. Um dos participantes era o ilustrador italiano radicado nos Estados Unidos Enrico Casarosa, que decidiu adaptar o programa (sem álcool) e sair com seus amigos de profissão para visitar - e desenhar - diversos pontos da cidade. Em quase cinco anos, o Sketchcrawl se espalhou por outros locais do mundo. No sábado foi realizada a 21ª edição do evento, que aconteceu simultaneamente em 95 locais de todos os continentes.




O ilustrador Montalvo Machado, de 42 anos, queria participar, mas até então o evento nunca havia sido realizado no Brasil. No final do ano passado, ele próprio decidiu assumir a responsabilidade de organizar aqui. "Eu fiz 80 etiquetas para identificar as pessoas, mas achava que só viriam umas 20. Fiquei surpreso quando contei mais de 120."

O grupo se encontrou em um restaurante da Vila Madalena e depois saiu pelo bairro, com pausas para sessões de desenho. A Vila foi escolhida aleatoriamente, já que os organizadores querem participar de futuras edições, retratando outros bairros. Depois de uma parada longa no Beco do Batman, todos se espalharam pelas ruas.

Algumas pessoas mais preparadas trouxeram cadeiras e estojos de lápis sofisticados. A maioria, no entanto, estava somente com um caderno e um lápis e preferia sentar no chão. Cada um decidia o que desenhar: casas, ruas, pessoas ou obras abstratas. Daniel de Almeida (conhecido como 3-D), de 23 anos, retratou uma vendedora de loja na esquina entre as Ruas Harmonia e Wisard. "Eu risquei rápido a posição dela, porque ela poderia sair. Depois fiquei mais tempo observando os detalhes", diz 3-D, que veio de Diadema para o evento.

Perto dali estava o diretor de animação e professor Carlos Avelino, de 35 anos, um dos mais experientes com mais de 17 anos de profissão. "O ilustrador tem um trabalho muito confinado. Então é bom de vez em quando sair, conversar com colegas e ver outros trabalhos."





A participante mais nova foi a estudante Maria Carolina Pace, de 14 anos. Junto com o pai, ela acompanhou o grupo durante todo o trajeto. "Eu aprendi sozinha copiando outras coisas. Só lembro de uma dica que me passaram: dar importância para a ?observação?, para prestar bastante atenção no objeto antes de desenhar."

Os gaúchos de Porto Alegre Henrique Manfroi, de 23 anos, e Laís Tissiani Dutra, de 21, resolveram interromper as férias para se dedicar ao hobby. Os dois vieram a São Paulo para visitar amigos, também aficionados por ilustração, e não se importaram quando foi sugerido que abrissem mão de um dia de turismo pela capital para participar do evento. "É o que gostamos de fazer, então não foi nenhum sacrifício", diz Henrique, que trabalha como criador de artes para jogos e que desenhou um símbolo bem paulistano, um pedaço de pizza.

Montalvo Machado diz que todo o material será reunido em uma página na internet para que outras pessoas vejam, principalmente os participantes dos outros países. "Vamos conhecer cidades do mundo pelos desenhos, assim como eles vão conhecer a Vila Madalena."



www.sketchcrawl.com

Comentário de BEGÊ em 12 julho 2011 às 19:20
 

Membros (30)

 
 
 

© 2014   Criado por BEGÊ.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço